Entrada de portugueses nos EUA estabiliza em 2022
Foram 746 os portugueses que, em 2022, entraram nos Estados Unidos da América (EUA), segundo os dados do US Department of Homeland Security.
Este organismo norte-americano contabilizou, em 2022, 1,018,349 de entradas de estrangeiros nos EUA, tendo os portugueses representado 0.1% daquele valor avança uma notícia divulgada pelo Observatório da Emigração
Depois de em 2020 se ter atingido o valor mínimo de toda a série em análise no número de entradas de portugueses nos EUA e em 2021 se ter registado uma ligeira recuperação (11%), em 2022 registou-se um pequeno declínio (-0.5%).
Este valor parece anunciar uma tendência para a estabilização da entrada de portugueses em território americano.
Contudo, o número de portugueses entrados nos EUA encontra-se ainda longe do valor registado em 2001: 1,609, o mais alto do período em análise.
Em termos relativos, a emigração portuguesa para os EUA continua a representar uma fração muito pequena da imigração neste país (0.1%).
De acordo com um
estudo da FLAD-Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, há cerca de 1,3 milhões de pessoas a identificar-se como lusodescendentes e imigrantes portugueses nos Estados Unidos. Este estudo, divulgado no passado mês de junho, revela que esta comunidade é cada vez mais qualificada e que o número de lusodescendentes a falar português também está a aumentar, e que se tem vindo a estabelecer em Estados menos tradicionais para a imigração portuguesa, como a Flórida, Texas, Geórgia, Pensilvânia, Carolina do Sul e Carolina do Norte.




