"Família Bitcoin" mudou-se para Portugal devido à ausência de impostos
Família holandesa vive em Portugal, considerando este país um "paraíso" para as criptomoedas por não tributar ganhos sobre estes ativos digitais.
Portugal tem sido notícia nos meios de comunicação social internacionais por ser considerado um destino preferencial para as pessoas que acumularam ganhos com criptomoedas e encontram neste país o lugar ideal para viver.
É o caso da apelidada "Família Bitcoin" a quem o canal de notícias norte-americano CNBC deu um grande destaque.
Primeiro trocaram tudo o que tinham por bitcoin, depois viajaram por 40 países, em cinco anos, à procura do local ideal para se fixarem. Foi em Portugal que a família holandesa Taihuttu, encontrou o "paraíso fiscal" das criptomoedas, visto que por cá não há tributação sobre as moedas digitais.
"[Portugal] é um lindo paraíso de bitcoin", afirmou o holandês Didi Taihuttu àquele canal noticioso. O patriarca da "Família Bticoin" contou ainda que a família optou por passar a residir em Portugal por motivos fiscais, uma vez que o país é um dos poucos países europeus onde a carga fiscal sobre as criptomoedas ainda é nula. "Não se paga qualquer imposto sobre ganhos de capital em criptomoedas", disse.
A família Taihuttu - um casal e três filhas - deixou o que Didi considerava ser uma vida normal, em 2017. Didi Taihuttu e a mulher decidiram vender tudo e comprar bitcoins. Há cinco anos, uma unidade de bitcoin custava pouco mais de 760 euros (900 dólares). Hoje, o valor de uma bitcoin anda pelos 40.000 dólares, embora em novembro de 2021 esta criptomoeda tenha atingindo o máximo histórico de 69 mil dólares.
As vantagens referidas pela imprensa mundial vão além do clima, da deliciosa gastronomia, simpatia dos Portugueses e reduzidos índices de criminalidade. Portugal oferece também condições fiscais perfeitas para o investimento em Criptomoedas, por serem isentas de Impostos.
E não se trata de um regime excepcional, só para estrangeiros. A isenção fiscal das criptomoedas mantém-se disponível para todos os residentes em Portugal, pelo menos por enquanto.
Em Portugal é um facto que o fisco não atua sobre as criptomoedas. Atualmente, a Autoridade Tributária isenta de IRS as mais-valias obtidas com a venda de moedas como a bitcoin. No entanto, essa realidade poderá estar prestes a mudar. Sabe-se que o Governo aguarda que a legislação sobre o Código do IRS seja alterada para poder começar a taxar as criptomoedas.




