Já diz o ditado popular: quando a esmola é grande, o santo desconfia.
Hoje em dia, é muito fácil encontrar novas formas de investimento e o setor das criptomoedas, assim como qualquer outro do mercado financeiro, não está imune a esquemas pouco sérios.
O nosso Escritório Legacis recebe semanalmente dezenas de contactos de pessoas que manifestam imensas dúvidas sobre este tipo de investimentos. Eis algumas das questões e situações que nos são apresentadas:
Nos últimos anos, o aumento na utilização de Criptomoedas e conquista de mais investidores também acabou por atrair criminosos, que procuram pessoas que caiam nos esquemas que são ardilosamente montados
Um estudo realizado pela exchange Binance identificou alguns tipos de esquemas fraudulentos mais comuns no mercado cripto atualmente.
De sorteios falsos a romances, estes esquemas combinam diferentes técnicas para enganar as vítimas e obter acesso a dados importantes ou aos próprios investimentos.
Nesse sentido, é importante conhecer algumas características dessas práticas para facilitar o reconhecimento das mesmas e evitar cair em armadilhas.
A principal dica da corretora de criptomoedas é que as pessoas estejam sempre alertas "aos mínimos sinais" de um possível golpe e desconfiem "sempre", em especial de ofertas "irrecusáveis" e perspetivas de grandes lucros em curtos períodos de tempo.
Golpes de investimento
De acordo com a Binance, o golpe de investimento envolve um "falso diretor de uma Exchange que promete altos retornos ao investir através de um site "altamente recomendado", uma app ou um corretor de criptomoedas. O criminoso pode até alegar que é um especialista que vai multiplicar os seus fundos por dez".
As promessas em torno dos ativos envolvem, por exemplo, ganhos mensais garantidos, como de 5% ou de 10% em relação ao investimento. Em geral, os criminosos desviam os fundos investidos e resistem a entregar os supostos lucros para os clientes. Todas as operações são realizadas através de transferências entre carteiras de Criptomoedas e tendo como base uma falsa confiança que os criminosos estabelecem com as vítimas.
Outro tipo específico de golpe de investimento destacado pela Binance é o esquema de pirâmide, que "pagam os primeiros investidores com fundos e comissões arrecadados de novos investidores. Não há investimento real. Os autores deste esquema basicamente utilizam o dinheiro de um investidor para pagar a outro investidor".
"As vítimas de um esquema de pirâmide frequentemente são encorajadas a convidar os seus amigos e familiares para participar em troca de maiores retornos e participações", destaca a corretora de criptomoedas no seu estudo.
Personificações
A Binance também identificou três tipos de golpes com criptomoedas em que os criminosos fingem ser outras pessoas.
O primeiro é o caso típico de uma pessoa que se faz passar pelo gerente ou CEO de uma exchange. “Os criminosos frequentemente tentam explorar a confiança que a empresa estabelece com os seus clientes para os manipular e levar a abrir mão do seu dinheiro”, explica o estudo.
Há também o golpe de romance que "envolve uma abordagem amorosa que tenta iniciar um relacionamento on-line com o único propósito de extorquuir o dinheiro da vítima. Esse é um tipo de golpe que pode levar anos para se desenvolver, pois o autor começa por pedir pequenos empréstimos antes de escalar para quantias maiores.
O último tipo é o de personificação de uma figura de autoridade, em que os criminosos tentarão ganhar a confiança da vítima fazendo-se passar por alguém importante, como um agente da autoridade, um oficial do governo ou alguém da Autoridade Tributária.
Sorteios e “puxar o tapete”
A Binance identificou ainda um tipo de esquema que envolve a realização de sorteios falsos de criptomoedas ou supostas distribuições gratuitas. Geralmente, eles são anunciados em grupos de Telegram e exigem uma taxa de depósito ou fornecimento de dados para a participação, levando ao roubo.
Também há o golpe do “puxar o tapete”, ou rug pull, que ocorre quando "uma equipa de projetos levanta dinheiro do investidor e de repente abandona o projeto e remove toda a sua liquidez. Este esquema tipicamente ocorre quando o hype do investidor está no auge".
Fraudes
Pelo menos dois tipos de fraudes são bastante populares entre os criminosos no mercado de criptomoedas, segundo a Binance.
A primeira é a de transferência de dinheiro, que começa "com alguém alegando que enviou dinheiro para a conta bancária da vítima. O golpista fornecerá documentos da transação antes de a cancelar, emitindo um estorno ou alegando que a prova documental foi adulterada".
Já a fraude de conhecidos ocorre quando o golpista não é um estranho, mas sim um amigo próximo, parente ou alguém apresentado por um amigo que então oferece uma falsa oportunidade de investimento. De acordo com a exchange, "o golpe pode e frequentemente ocorre em circunstâncias familiares".
O estudo também identificou um tipo de golpe classificado como "outros", que reflete o fato de os burlões serem criativos e procurarem sempre variar a sua forma de atuação e o tipo de vítimas. Portanto, é importante estar alerta a toda e qualquer situação e desconfiar sempre antes de tomar qualquer decisão
"Existem sempre casos únicos para que um golpe possa ocorrer, a depender da oportunidade, na qual as circunstâncias podem não corresponder a nenhuma das categorias listadas acima", ressalta a Binance no sue estudo.
Por último, aconselha-se que perante qualquer dúvida ou suspeita de estar a ser alvo de um esquema fraudulento, pare de imediato com as transferências e contacte o seu banco ou Exchange. Em último caso, apresente a competente queixa-crime ou contacte um escritório de advogados.
Clique na imagem para conhecer os nossos serviços
Escritório Principal
Obrigado por entrar em contato.
Responderemos assim que possível.
Todos os direitos reservados | LEGACIS Advogados
LEGACIS marca registada INPI nº 530895
Website created, designed and managed by António Delgado